Momentos para sempre

Do site Artigonal

Dois ou três anos antes da conclusão do curso, as turmas começam a se movimentar, fazer pequisa de interesse, formalizar a comissão e fazer o levantamento da empresa que vai produzir a tão esperada Formatura. Saiba como não escolher errado e colocar em risco o próprio sonho e o sonho dos colegas.

Não existe uma opção certa absoluta, exatamente por que depende do serviço que é prestado e a necessidade dos formandos (disponibilidade de investimento, personalização, atendimento são alguns exemplos) para o casamento perfeito entre a empresa e a turma.

Uma vez que é impossível encontrar uma empresa universalmente perfeita, o objetivo é diminuir as chances de escolher as piores empresas na visão de outras comissões e começar com o pé direito. Nas próximas dezenas de meses ela estará ao lado da turma. Todos tem que sair felizes e não há espaço para contratempos.

» ANTECEDÊNCIA E PLANEJAMENTO

Terceiro Semestre é cedo, Quarto semestre é o ideal. Quanto antes fechar a Comissão de Formatura, escolher a agência que dará todo o suporte na produção do evento, mais tranquilo será para tomar melhores decisões, as parcelas serão menores, e terá mais tempo para arrecadar verba-extra para tornar a festa de formatura ainda melhor.

» DOCUMENTAÇÃO E CONSULTAS

São necessários alguns cuidados como solicitar documentação da empresa, por exemplo o contrato social, CNPJ, Certidão Negativa de Protestos, referências dos sócios e representantes, tempo de atuação no mercado, trabalhos já realizados, etc. e muita atenção no momento da assinatura do contrato.
Devido a reclamações sobre a qualidade dos produtos e serviços prestados, é importante o papel do Procon, com quem a Comissão pode manter contato e verificar se consta algum tipo de reclamação contra a empresa.

Algumas formas de consulta:

http://www.procon.sp.gov.br/reclamacoes.asp

http://www.jucesponline.sp.gov.br/pesquisa.aspx
» ATENÇÃO

A contratação de empresa que providencie todos os serviços acaba obrigando a Comissão a aceitar as condições da organizadora. “É importante a Comissão manter contatos com várias empresas, pois pode obter um melhor resultado e evitar futuros problemas, pesquisar preços e qualidade e vital”.
Esses cuidados são importantes, uma vez que boa parte das reclamações é voltada para pedidos de cancelamento do contrato devido à má prestação dos serviços.

Outro fator, é a atenção para a cláusula de rescisão, pois há reclamações registradas no Procon de formandos que quiseram desistir da formatura por motivos particulares e tiveram de pagar as despesas”.

O aluno poderá arcar com alguma despesa administrativa em função dos serviços estarem sendo planejados, mas o valor não pode ser abusivo. “Há casos de reservas de salão que fazem com que a empresa planeje determinado número de alunos e a saída de um estudante significa encarecimento para os outros, nesse caso pode a empresa reter um valor como uma espécie de multa”.
É bom lembrar que, para analisar se o valor cobrado está sendo abusivo, o formando pode pedir orientação e ajuda ao Procon na leitura e avaliação das cláusulas dos contratos.

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