Momentos para sempre

Do Portal MSN Notícias

Este é o dilema constante da vida universitária: como passar por este período pagando o básico (livros, comida, este tipo de coisa), e ainda deixar alguma sobra para as coisas boas (baladas), mas sem acumular dívidas?

Está tarefa não é fácil, mas é possível se você explorar seu status de estudante ao máximo e souber organizar as suas finanças. Vale lembrar que se as dívidas forem inevitáveis, existem alguns tipos de dívida que são melhores que outros.

Iremos mostrar a seguir dez jeitos de você passar pelo período universitário com dinheiro no bolso.


01

Organize-se

A melhor coisa a fazer com suas finanças e organizá-las. Qual será a sua renda? Quantas vezes você pretende sair durante a semana? Organize tudo em uma planilha de Excel, guardada no SkyDrive. Dessa forma você poderá fazer mudanças no arquivo de qualquer computador com conexão a internet.

02

Pesquise antes de comprar

A não ser que você esteja morando no dormitório da própria faculdade, você terá despesas que outros não terão que se preocupar. Use a internet e compare preços para, por exemplo, descobrir onde fica o posto de combustível mais barato, assim como planos de seguro e celular mais em conta. Faça listas de compras e siga-as à risca, use cupons de desconto para itens do dia-a-dia e compre produtos das marcas do próprio supermercado sempre que possível.

03

Use a sua carteirinha de estudante

Em muitos países a sua carteirinha de estudante irá garantir descontos em diversos itens, de passagens de trem até roupas. Use a carteirinha toda vez que você for às compras e, apesar de alguns lugares não deixarem este desconto explícito, a maioria é obrigada a dar desconto para estudantes.

04

Economias fáceis

Cortes simples de gastos podem fazer uma grande diferença no seu orçamento. Pegue livros emprestados ao invés de comprá-los, leve seu próprio lanche para a faculdade, pegue caronas e aprenda a cozinhar (ao invés de comprar comidas rápidas e pratos caros). Com tudo isso somado, você deve economizar algumas centenas de reais por semestre.

05

Planeje as suas baladas

Você não precisar ir para a balada toda noite. Na real, para o bem da sua saúde, dos seus estudos e de suas finanças, você realmente não deve fazer isto. Baladas devem ser planejadas como todos os outros gastos. Separe um dinheiro específico para uma ou duas vezes na semana (ou qualquer frequência que caiba no seu bolso) e aprenda a dizer não para outros convites. Uma noite fora inesperada pode ser inevitável ocasionalmente, mas a maior parte da sua vida social deve ficar dentro do seu orçamento limitado.

06

Economize nas festas

Quando você sair, lembre-se de tirar vantagem dos descontos para estudantes e happy hours (maneirando no seu consumo de álcool, é claro). Encontre um bar que seja de fácil acesso e evite despesas com táxi. Tome alguns drinques em casa antes de sair e evite aproveitar as bebidas mais caras da balada enquanto você estiver fora.

07

Planeje-se com antecedência

Muitas coisas podem sair mais baratas se reservadas com antecedência. Isso inclui ingressos para shows e passagens de avião ou ônibus. Evite voltar sempre que puder para a casa dos seus pais. Planeje suas idas para casa com menor frequência e compre passagens o quanto antes.

08

Trabalhe

Seus estudos podem ser a prioridade, mas muitos estudantes conseguem conciliar o trabalho com a vida universitária. Se isso parece um caminho duro, o caminho alternativo, de sair da faculdade cheio de dívidas, parece ser ainda pior. Com um pouco de planejamento, algumas horas de trabalho na semana poderão encaixar bem com os seus estudos e as suas baladas. Você ainda poderá trabalhar em tempo integral durante feriados e aumentar ainda mais as suas economias.

09

Fique de olho

Se você ficar de olho em suas despesas, você não irá se endividar de bobeira. Portanto, use o seu banco online e olhe a sua conta regularmente. Economize alguns trocados em um pote e, mais importante, só saque dinheiro do caixa eletrônico quando você realmente precisar. Quanto dinheiro você tiver à mão, mais você irá gastar.

10

Dívidas

Ficar endividado poder ser inevitável no período da faculdade, mas não é o fim do mundo se você souber o tipo de dívida que está assumindo. Fique longe das dívidas com cartões de crédito, cartões de lojas e altos empréstimos bancários.

Fotos: Portal MSN Notícias

Deixe um comentário